terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Chopper "original" ?!

Conforme já conversamos em post anterior, intitulado " A história das choppers", a essência de uma motocicleta que pode verdadeiramente ser chamada por este estilo tão marcante é primeiramente uma moto customizada, com várias modificações ou até mesmo projetada para ser única. Porém a Honda, assim como a grande maioria das grandes montadoras, decidiu aproveitar algumas formas marcantes deste estilo, como o tanque alongado; motor em "V" envolvido por um quadro mais alto que chega a mostrar o outro lado da moto; o garfo alongado; paralamas mais curtos, entre outros, para criar sua versão "Chopper": a Fury 2010.Desenho oficial do projeto, direitos autorais reservados a Honda Motor Company
Contudo, o conceito de chopper, em sua mais pura concepção é o de uma máquina exclusiva, customizada e essencialmente uma moto diferente das que saem da linha de produção, mesmo que tais modificações sejam poucas, pois a intenção dos pilotos de choppers, além do visual agressivo e diferente, inclui a retirada de itens considerados por eles desnecessários, como paralamas, espelhos, contagiros, e mais alguns ítens que fazem muito "peso" em suas motos. Mas a iniciativa da Honda é muito interessante, pois mesmo que exclusivas, as Choppers tem uma identidade e uma linha de customização muito semelhantes, e ao comprar uma Honda Fury, o piloto fica mais próximo de um resultado final satisfatório, com poucas modificações!
Com um motor em V dois cilindros e de exatas 1312cc, esta máquina vai proporcionar a muitos a oportunidade de andar em uma chopper, com boa motorização e principalmente mais barata, se comparada aos projetos caríssimos de choppers feitas sob medida. Alguns especialistas dizem que o estilo está ultrapassado, mas ao meu ver, um clássico está sempre a frente de seu tempo!





quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Hubless Wheels: motos com pneus, mas "sem" rodas!

Uma das formas de customização mais curiosas para motocicletas, que causam certo espanto, admiração e apreensão, principalmente entre os que nunca viram uma antes, é o que os americanos chamam de hubless wheel, ou em bom português, “roda oca” ou “vazia”. Algumas motocicletas apresentam essa tecnologia somente na roda traseira, porém existem os que integram esta tecnologia na dianteira e na traseira.
A primeira vez que vi uma motocicleta assim em uma revista, acredito que tenha sido no site da revista americana Hotbike www.hotbikeweb.com , fiquei impressionado e um tanto curioso ao imaginar como teriam sido resolvidos os “problemas” cridos pelas funções da parte traseira da moto: tracionar, parte da frenagem e, é claro, algum tipo de suspensão para aliviar os solavancos na traseira. Assim, pesquisei um pouco e a próxima imagem será muito útil para auxiliar a compreensão:


O pneu está deslocado para fora da roda, onde se observa facilmente a passagem da corrente da transmissão, com um pinhão do tamanho da roda, ajudando a parecer que não existe, tornando a roda aparentemente oca. O mesmo ocorre com o disco de freio, normalmente colocado do outro lado da “roda”, como demonstrado na próxima foto:

Independente de como é feita, esta forma de customização pode fazer com que sua chopper se destaque entre as demais, pois poucas motocicletas terão o nível de tecnologia aplicada, misturada com a curiosidade de saber como é possível ter uma motocicleta com pneu, mas sem roda, que fazem destas maquinas equipadas com a tecnologia Hubless Wheels, as mais exclusivas da área.

Como se trata de uma tecnologia, a mesma pode ser aplicada a outros tipos de motos, apresar das choppers serem os exemplos mais comuns, pois seus donos investem pequenas fortunas para deixar sua maquina a mais exclusiva, custe o quanto custar. A aplicação em outros estilos é menor, e para ilustrar, exemplifico com o projeto abaixo, uma Ducati de competição:

Motor Bike
by Roger F. Bastow, Senior Designer


Apesar de que virtualmente qualquer motocicleta possa receber este sistema, nada como uma chopper customizada com o sistema hubless, pois as choppers transmitem esse sentimento de rebeldia, misturado a alta tecnologia aplicada e exclusividade, fazendo com que este estilo se torne o mais adequado para esta e outras formas arrojadas de customização. Feliz 2009!