quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A HISTÓRIA DAS CHOPPERS

Com o retorno dos soldados americanos após a segunda grande guerra, os mesmos pareciam decepcionados com as motos fabricadas em seu país (Harley e Indian), pois haviam pilotado máquinas mais leves, rápidas e divertidas em sua estadia no velho continente. Assim, passaram a customizar suas motocicletas, pois suas marcas nacionais não estavam dispostas a isso. Não sabiam, mas estavam criando o embrião de um dos estilos de customização mais cultuado e difundido no mundo todo: as famosas CHOPPERS!

O termo Chopper, vem do verbo em inglês “To Chop”, que significa literalmente cortar, ou mais precisamente, remover partes desnecessárias, reduzir paralamas ou outros componentes em busca de um visual clean e customizado, assim como leveza suficiente para também priorizar a velocidade. O ato de cortar (ou encurtar) algumas peças é chamado em ingês de Bobbing, que deu início ao primeiro nome desta forma de customização, chamado na ocasião de BOBBERS. Aproximadamente na década de 1970, elas passaram definitivamente a ser chamadas como conhecemos até hoje, Choppers, e o filme Easy Rider, estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper, ajudou a mostrar ao mundo e popularizar o estilo Chopper.

Após a era da disseminação do estilo, as pessoas passaram a procurar formas de se obter uma Chopper, porém, devido a ausência de oficinas especializadas na transformação, os motociclistas passaram a “produzir”, a partir de motos originais, suas próprias versões, ao melhor estilo “faça você mesmo”.As peças retiradas das motos eram normalmente: parabrisas ou carenagens, paralamas dianteiros, bancos muito grandes, protetores de motor, faróis dianteiros muito grandes, entre outros.Outra característica marcante do estilo é o alongamento das bengalas, que faz com que a roda dianteira se distancie do quadro da moto, produzindo um visual único, muito apreciado pelos americanos. O guidão também era modificado, muitas vezes era levantado, ou então substituído por um composto de uma barra reta, conferindo um visual diferenciado em ambas as opções.

Quanto às rodas, a dianteira apresenta um pneu mais estreito e de aro grande, podendo até apresentar 21 polegadas de diâmetro, e a traseira utiliza aros menores, de 15 ou 17 polegadas, mas com pneus extremamente largos, podendo chegar a incríveis 350 mm de largura! O tanque e o farol dianteiro são menores que o original, ou em alguns casos customizados, alongados ou assumindo formas diferenciadas, para redução de peso e para proporcionar o visual exclusivo.

Uma confusão muito comum entre leigos ou até mesmo entre apreciadores das duas rodas é o de chamar de Chopper qualquer motocicleta, principalmente uma original modelo Custom. Muitos acham que uma Harley-Davidson, Indian, Intruder, Vulcan, Marauder, entre outras customs originais, são Choppers, porém, como acabamos de apresentar, uma Chopper é uma moto modificada, e segue uma linha específica de customzação. Portanto, as motos citadas acima somente serão Choppers se passarem por tais transformações.

O estilo Chopper é mais do que uma simples customização de uma motocicleta, é sim um estilo de vida, uma identidade, de raízes históricas e com muita personalidade, que desde os tempos em que foi criado, até os dias de hoje, oferece destaque e exclusividade ao piloto, além de prazer ao pilotar sua máquina exclusiva!

3 comentários:

Silvane disse...

O que mais gosto na Choppers é o alongamento das bengalas, característica marcante dessas máquinas transformadas.

Unknown disse...

Estou procurando alinhadores de bengalas para Kansas 150 há um tempão mas não encontro. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.

Unknown disse...

Alongadores,eu quis dizer.