Devido à instalação aqui no Brasil das marcas japonesas, de sua forte influência e volume de vendas em nosso mercado, aliado a grande fama e prestígio da americana Harley-Davidson, os motociclistas e apreciadores das duas rodas em nosso país acabam conhecendo muito pouco das grandes marcas européias. Existem na verdade um grande número de marcas a serem citadas, entre elas as inglesas: Triumph, BSA, Norton e Royal Enfield; as alemãs BMW, Zundapp ( da extinta Alemanha Oriental), NSU, Adler e Victória; e como não citar as belas e potentes macchinas Italianas: Ducati, Benelli, Garelli, Gilera, Mondial, Bimota, Piaggio e a marca que conheceremos um pouco mais no dia de hoje, a Moto Guzzi.
Alguns motociclistas e conhecedores do assunto provavelmente conheçam esta tradicional marca européia, fundada em 1921, na cidade de Mandello del Lario, na Itália, onde liderou por muitos anos, desde sua fundação, o mercado de motos na Itália, aproveitando o sucesso e prestígio das famosas corridas de motos ao redor do mundo. O que poucos sabem é que a Guzzi é a marca fabricante de motocicletas mais antiga da Europa, considerando uma produção contínua e ininterrupta, desde sua fundação até os dias de hoje.
Tudo começou quando dois pilotos do Corpo Aeronáutico Militare e seu mecânico, chamados Carlo Guzzi, Giovanni Ravelli e Giorgi Parodi, ficaram amigos durante a primeira guerra mundial, e idealizaram a "Società Anonima Moto Guzzi". Porém, poucos dias antes do final da guerra, o piloto Ravelli morreu em combate. Os dois amigos homenagearam criando a logomarca da empresa com uma águia, em sua homenagem.O crescimento do prestígio da marca veio mesmo com seu sucesso nas pistas, como por exemplo a saudosa vitória nas duas categorias principais, conquistada pelo piloto oficial da marca Stanley Woods, na famosa corrida da Ilha de Man, em 1935.
Assim como todas as marcas que sobreviveram as duas guerras, a Moto Guzzi experimentou alguns tipos diferentes de configuração de motor, porém os que mais se destacaram nas épocas áureas da marca foram às versões: monocilíndrica, 500cc, quatro tempos, que equipava a moto de competição de Stanley Woods, e o lendário V8, 500cc, que rendia extraordinários(para a época) 72HP e atingia a incrível marca de 270 km/h nas pistas, em 1955.
Mesmo utilizando consagrados motores nas pistas, o grande ícone da Moto Guzzi, que equipa as versões atuais de sua linha de produtos, é o exclusivo V2 a 90°, disposto de forma tranversal, com os cilindros expostos para fora. Dono de um ronco e torque inconfundíveis, este é sem dúvidas, um dos ícones da marca, equipando suas versões esportivas ( a V11, por exemplo), custom ( a linha Califórnia) assim como sua linha naked (representada pela Breva).
Detalhe do motor V2 a 90° no modelo Breva.
Edição especial da V11, chamada de V11 Sport Scura
Califórnia Special equipada, essa é de família (meu pai).
A belíssima GrisoDetalhe do motor V2 a 90° no modelo Breva.
Edição especial da V11, chamada de V11 Sport Scura
Califórnia Special equipada, essa é de família (meu pai).
Site oficial: http://www.motoguzzi.it/
2 comentários:
Essa marca pode não ser muito conhecida no mercado do Brasil, mais com certeza possui uma bela história e belas máquinas.
Porém na Europa que é o principal mercado da Guzzi,ela é muito conhecida, pois as marcas européias são famosas por lá, mais do que as japonesas.
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