terça-feira, 25 de novembro de 2008

Corrida de Sidecars: velocidade e muita coragem!

Um dos principais pontos em comum entre motociclistas e dos admiradores destas máquinas maravilhosas é, sem dúvida, a velocidade. Porém, este fator vem sempre associado ao perigo e a manobras de alto risco, que são inevitáveis para que possamos sentir esta sensação de liberdade que a velocidade e perigo proporcionam. O que poucos admiradores do mundo do motociclismo conhecem, e que me proponho apresentar agora, são as corridas de sidecar, onde piloto e co-piloto atuam como um time, e o mínimo erro pode significar uma indesejada queda, a mais de 200 km/h!
Tudo começou nos idos de 1949, quando o famoso campeonato de motovelocidade (que já acontecia na não menos famosa ilha de Man, na Inglaterra, desde 1907) passou a incluir esta modalidade em seu calendário, aumentando ainda mais o número de categorias em suas corridas, e certamente contribuindo para a emoção e adrenalina do evento, incluindo um esporte radical, veloz, extremamente técnico, com um espírito de equipe e muita coragem como pré-requisito para sua participação. (E convenhamos, uma certa dose de loucura!)
Loucura talvez seja o maior atributo das destemidas duplas participantes destes campeonatos, pois suas motos equipadas com sidecar, são nada menos do que versões mais baixas (com a linha de visão mais perto do solo, que aumenta a aerodinâmica e sensação de velocidade) das motocicletas superesportivas, fazendo com que estes foguetes "voem baixo" quase que no sentido literal da expressão.

A técnica de piloagem exige, além da coragem e loucura, uma técnica apuradíssima para utilizar o peso dos integrantes como pêndulo para aumentar a velocidade e estabilidade nas curvas, conforme esquema abaixo:

Posição para curva á direita

E posição para virar á esquerda
O site oficial do campeonato de sidecars é:
https://www.iomtt.com/News/2007/02/02/Sidecar-Team-Profiles.aspx e este link leva direto á pagina do campeonato e suas respectivas equipes. Para terminar, um emocionante vídeo desta corrida, sob o ponto de vista dos pilotos, com uma câmera on board:

3 comentários:

Silvane disse...

Eu que não me arriscaria, numa bricadeirinha dessa.

Anônimo disse...

Boa tarde José Antonio.
Obrigado por visitar nosso site, nós também somos seguidores do seu blog.
Abraços
A Morato

José Antonio Garcez disse...

Sejam sempre bem vindos ao meu blog.
Obrigado

Garcez