sábado, 8 de novembro de 2008

Cafe Racer, um estilo de motociclismo.

Café Racer, pode ser definido como um estilo tanto de motocicleta quanto de motociclista, e teve sua origem entre os “rockers” ingleses, nos anos 60, espalhando esta cultura rapidamente por países como a Itália e Alemanha.


Estes jovens rebeldes procuravam um estilo próprio em suas motocicletas, que lhes proporcionasse diferenciação e velocidade. Seu objetivo principal era romper a barreira dos 162 km/h (ou 100 milhas/h, chamado pela expressão “Ton”), que deu origem ao chamado" Ton up club " ( os que andavam acima desta velocidade).
A origem do nome remete a tradição entre os “racers” (ou corredores), que saiam dos cafés nas recém construídas estradas inglesas, e sua diversão ficava na disputa em que o racer deveria sair do café e cumprir um circuito de ida e volta, antes que uma música, geralmente estilo Rockabilly, terminasse de tocar no jukebox.

O estilo de customização de uma Café Racer seguia as tendências das pistas de corridas da época, apresentando tanque alongado, assento monoposto curto, guidão estilo mocho (composto por uma ou duas barras), e pedaleiras recuadas para aumentar a ergonomia e reforçar a esportividade. Muitas delas eram despidas de acabamentos e adereços para beneficio do desempenho, assim como muitos motores eram mexidos, para este mesmo propósito. Algumas delas ostentavam carenagens ou semi-carenagens de época.

As principais marcas desta primeira fase eram as inglesas Norton, BSA, Triumph, ou um misto delas, como exemplo, as famosas “Tritons”, que utilizavam quadro de Norton Featherbed com motor da Triumph Bonneville. Depois vieram as italianas, como as Guzzi e alemãs, a exemplo das BMW. Porém, no início dos anos 70, as marcas japonesas passaram a dominar o mercado e as competições de motociclismo, assim, aos poucos as Café Racers passaram a ser construídas utilizando como base as Hondas, Yamahas e Kawasakis.

Café Racer pode ser definido como um estilo, uma ideologia, para o motociclista de perfil diferenciado, amante da velocidade e da tradição européia de pilotar, que pode ser comparado aos apreciadores das Choppers ou Bobbers americanas, que representam culturas de motociclistas que tiveram seu início no pós guerra, com a customização de suas máquinas, retirando componentes que consideravam desnecessários com o objetivo de leveza e velocidade.






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