Hoje conheceremos um pouco mais de um dos maiores ícones da indústria de motocicletas mundial, uma moto cultuada e reverenciada por motociclistas nos quatro cantos do planeta. Tudo começou em outubro de 1984, quando a Yamaha revelou ao mundo sua Vmax modelo 1985, inicialmente vendida somente nos Estados Unidos, apresentando um motor V4 de 1200cc que rendia declarados 145 Hps, e que cobria a distância dos 400m (prova de arrancada) em apenas 11 segundos, e era chamada de “American Hotrod”
Modelo 1985, vendido apartir de outobro de 1984, somente nos Estados Unidos.
O que poucos admiradores deste bólido talvez saibam, é que o projeto inicial contemplava a presença de um turbocompressor, porém devido à falta de espaço e a alta potência extraída do V4, mesmo aspirado, o turbo acabou não fazendo parte da versão final do projeto. Mesmo com esta restrição de espaço devida as grandes dimensões do motor, os projetistas acharam uma solução: o chamado sistema V-Boost. Este sistema consiste basicamente em um sistema que libera a abertura de dutos de admissão extras, que são fechados em baixa rotação por borboletas, e estas são abertas acima dos 6000 RPM, aumentando consideravelmente a potência.
Modelo 1986, lançado no mercado europeu, com 104 Hp, e sem o V-boost.
O ano de 1986 foi de grande euforia para o mercado europeu, pois o lançamento da V-max, que causara tanto frisson no mercado americano, finalmente estava disponível para este mercado. Porém, algumas restrições, impostas pelas leis de alguns países, fez com que a versão local tivesse sua potência reduzida para 104 HP, sem a presença do V-boost. Porém, seu sistema de freios foi otimizado, apresentando discos de maior diâmetro, e pistões mais eficientes.
Modelo 1990, o primeiro a apresentar ignição eletrônica digital.De 1986 a 1989, foram efetuadas pequenas mudanças, e em sua grande maioria estéticas, como a coloração preta dos escapamentos e das entradas de ar (scoop), em substituição aos tradicionais cromados. Porém, para o modelo 1990, a inovação ficou por conta da adoção de um sistema de ignição eletrônica digital, e o lançamento no mercado japonês.
Bola fora: edição especial de 20 anos, não apresentou nada de especial.
Ao longo dos anos, modificações e aperfeiçoamentos sempre foram executados, porém a essência do modelo se manteve a mesma. Para 2005 a Yamaha planejou uma edição especial comemorativa dos 20 anos do modelo, o que gerou uma grande expectativa entre os admiradores, revendedores e consumidores da marca. No entanto, apresentava apenas uma pintura especial, novas rodas e uma placa comemorativa, com número de série e edição limitada.
Mas em 2007, a Yamaha resolveu remodelar totalmente sua Hot Rod, apresentando seu novo modelo, que certamente não decepcionou, superando as expectativas dos fãs e entusiastas do modelo no mundo todo.
Agradecimento a sugestão de post de meu amigo Alexandre Oliveira.
3 comentários:
Queria agradecer meu amigo Garcez pela publicação da matéria sobre a Vmax.Também gostaria de destacar a semelhança do modelo 2007 com a Harley V-Rod.
Alexandre Oliveira
A semelhanca Harley com a Vmax,não é conhecidência,a Porche que desenvolveu o progeto deria feito para a Vmax mais nào foi usado pela Yamaha e a Harley acabou usando para entrar neste segmento.
Obrigado pela informação, vou pesquisar essa história e publicar em um post futuro!
Postar um comentário